Segmento que busca a promoção e manutenção da saúde tendo como objetivo a diminuição dos níveis de estresse, a manutenção de uma vida saudável e a prevenção de doenças.
O turismo cultural é um mercado que valoriza as potencialidades das tradições dos locais, como museus, patrimônio histórico, arte e gastronomia, procurando desenvolver e dinamizar a economia da região.
Atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias de água doce, em função da presença conjunta de água, sol e calor.
Segmento constituído por programas e atividades com fins específicos de promover a prática de esportes por amadores ou profissionais, sendo uma atividade tradicional no tempo livre e de férias.
O Turismo Náutico é caracterizado pelo contato com a água e que está ligado à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água.
Atividades turísticas decorrentes de encontros profissionais, associativos, institucionais, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social é denominado turismo de negócios.
Movimentação turística gerada por atividades de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Segmento de que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a conservação e a formação da consciência ambiental, promovendo o bem-estar.
Atividade turística definida pelo movimento de pessoas em busca da pesca por lazer. Nessa prática, o pescador realiza a pesca esportiva, devolvendo os peixes para o meio ambiente.
Modalidade de turismo que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.
Segmento turístico que compreende o movimento de turistas cujo atrativo principal é a prática de atividades de aventura de carácter recreativo. Podendo ocorrer em qualquer espaço: natural, construído, rural ou urbano.
Atividades que proporciona experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, apresentadas de tal maneira que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente de determinada região.